Qual a melhor toilette para um casamento?

by - 19:48:00

Em plena época de casamentos, se foram convidadas para uma ou mais celebrações e ainda não sabem o que vestir, fiquem aqui com algumas pistas para fazerem as escolhas certas. Sim, porque para além de termos que escolher um modelito que nos fique bem e com o qual nos sintamos maravilhosas, é preciso ter em conta diversos fatores, tal como a hora da cerimónia, o local da festa, o facto de ser uma cerimónia civil ou religiosa, o grau de formalidade do evento, etc. Bom, e até mesmo uma questão muito importante: a nossa carteira!

Vestido Canisse Pronovias
Vestido Caralia Pronovias
Vestido Zaer fresa David Christian
Vestido París berenjena David Christian
Vestido halterneck H&M
Existem uma série de normas e tradições ao nível dos casamentos que podem ajudar a escolher a melhor toilette para levar a um casamento. Aqui ficam:
1. Casamento civil ou religioso
O casamento civil dá-nos uma maior liberdade de escolha, embora seja sempre condicionada pela hora do dia, pelo local escolhido e pela formalidade que os noivos pretendam para o seu grande dia. Já numa cerimónia religiosa, à partida será necessário assumir uma postura mais formal, evitando-se grandes decotes e vestidos muito curtos. Também se a nossa toilette colocar os ombros a descoberto, será de bom-tom levar uma écharpe para tapar durante a celebração na Igreja.
Vestido Laço Cintura Mostarda Zara
Vestido de cerimónia Isabel Ribeiro
Toillette Isabel Ribeiro








Vestido com contas bordadas H&M
2. A hora do casamento
A hora do casamento também irá influenciar as escolhas do que devemos vestir. Tradicionalmente em Portugal os casamentos são a meio da manhã, com almoço que se estende pela tarde até à noite. No entanto, há cada vez mais noivos a optar por outras tendências que se veem muito lá por fora, como os casamentos ao final do dia ou à noite. Neste caso, a noite permite roupas mais requintadas e ousadas, maquilhagem com cores mais fortes, decotes maiores, brilhos e joias mais exuberantes, que devem ser evitadas para os casamentos de dia. Com efeito, nos casamentos de dia “menos é mais”, pedindo mais sobriedade e descrição. As toilettes devem ser mais simples, combinando com visuais mais discretos, maquilhagem natural e joias mais recatadas.
Vestido Caris Pronoivas
Vestidos Isabel Ribeiro
Vestido 9U207 Air Barcelona
Vestido Claire Pronovias
Nos casamentos de dia, as convidadas podem levar um vestido curto, até ao joelho, com estampados florais ou tons mais claros, como o pastel ou o rosa. Podem também optar por usar umas calças, escolhendo tecidos nobres e um bom corte. O blazer para dias mais frios também é uma opção.
Vestido 9U120 Aire Barcelona
Vestido 9U114 Aire Barcelona
Vestidos Isabel Ribeiro

Vestido em cetim com folhos H&M (disponível em verde escuro e rosa pó)
Vestido Midi Estampado Zara
Vestido Karma vuelo David Christian
Em Portugal também não é muito usual vestir-se vestidos de festa longos, embora já cada vez mais convidadas optem por este tipo de visuais, sobretudo nos casamentos de noite.
Um look que tem vindo a fazer um grande sucesso quer para casamentos de dia ou de noite é o jumpsuit ou macacão. Simples mas elegante, é uma peça prática e confortável, que se adapta a diferentes estilos e silhuetas. Lindo em vários cortes, decotes e cores!
Jumpsuit David Christian
Jumpsuit 6646 La Sposa
Isabel Ribeiro
3. O local da festa
Embora não existam propriamente regras, a verdade é que a roupa difere para uma festa na praia, no campo ou num palácio, verdade?
A praia pede produções mais simples, o que não quer dizer que não pensem com muito cuidado no que vão vestir. Optem por cores claras (menos o branco e afins, já vão ver porquê) ou por cores claras e alegres, bem como estampados florais, suaves ou abstratos. Os tecidos querem-se mais leves e fluidos, para dar mais movimento e combinar com o cenário escolhido para o casamento. Peças mais estruturadas podem ser usadas, mas é preciso ter muito cuidado, para não serem muito pesadas.
Vestido comprido estampado com decote halter cruzado e fecho de correr invisível atrás, Lanidor
Vestido comprido com alças, gola ajustável mediante cordão com borlas, cintura ajustável com cordão com borlas e folhos na parte inferior, Lanidor.
Vestido com ombro descoberto H&M
O chapéu está indicado apenas para casamentos realizados à hora de almoço, embora seja dispensável em locais fechados. É mais apropriado para casamentos na praia, quintas e jardins, pois a sua função é proteger do sol.
Vestido Pronoivas
4. Cores proibidas
Há cores que são proibidas segundo o protocolo em Portugal. Uma delas é o branco, exclusivo da noiva. E quem diz o branco, diz o marfim, o branco sujo ou o cru. A não ser que os noivos especifiquem que querem que os convidados estejam de branco, como acontece muitas vezes (sobretudo nos casamentos de praia) Em alternativa ao branco usem o cinzento, rosa pálido, verde água ou pastéis.
Vestido 6650 La Sposa
Vestido Aire Barcelona 9U2C1
Vestido Aire Barcelona 9U139
Também não será de bom-tom ir de preto, embora seja uma cor que já é utilizada por muitos convidados e que até é aceitável se não forem muito próximas dos noivos. Porquê? Porque o preto está associado a tristeza em contraste com a alegria que é uma festa de casamento. Diziam os antigos que quem se vestisse de preto estaria a tomar uma posição contra o casamento! Optem antes por chocolate, azul-escuro ou um cinza mais escuro. Ou então combinem o preto com o branco.
Vestido Aire Barcelona 9U139
Vestido Zara
Vestido Zara
Vestido Celina Pronovias
Vestido Calista Pronovias
Outra cor que não devem usar é o vermelho. Sim, não sabiam? Sendo uma cor da sedução, só pode ser usada… pela irmã do noivo! Mas vá, se é uma cor que vos fica a matar, tentem só evitar o vermelho vivo, e optem por um morango ou coral.
Vestido Canada Pronovias
E então, já escolheram o visual perfeito para deslumbrarem? Arrasem de tal forma que os fotógrafos de casamento não vos vão querer largar!

Obrigada pela visita e comentários!! // Thanks for the visit and comments !!

You May Also Like

5 comentários

  1. Para o próximo sábado tenho um casamento, e admito, vou de branco! :D

    ResponderEliminar
  2. Adorei alguns dos looks!!

    Há giveaway a decorrer no blog! Participa!
    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ena, que post! Adorei tens aqui dicas muito boas e apesar de não ter nenhum casamento este ano li este post até ao fim e fiquei apaixonada por uma data de looks que mostraste!
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Acho que os jumpsuit marcam sempre pela elegância e pela diferença. :)
    Xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei as idéias de vestidos e acessórios para as madrinhas usarem na minha festa de casamento.

    ResponderEliminar